Anos atrás, quando desenvolvi a técnica Restauração Dentoalveolar Imediata, não imaginei que ela me levaria tão longe. Hoje, tenho a oportunidade de viajar o mundo difundindo conhecimento. De fato, acredito que mais do que isso, a RDI permite que eu compartilhe a odontologia brasileira com colegas dos mais variados países.
Há algum tempo, divido meus horários entre pesquisa, trabalho clínico e cursos, palestras e workshops sobre a técnica RDI. Assim, nos últimos meses, realizei alguns eventos marcantes na América do Norte e Europa. Neste período, descobri novidades na odontologia mundial e, novamente, pude comprovar a criatividade do brasileiro.
Em setembro, viajei à Tampa, Flórida, onde ministrei o curso avançado em RDI, junto dos colegas Marcos Alexandre Fadanelli e Luís Antônio Violin Dias Pereira. Os três dias de curso aconteceram no Pikos Institute, fundado pelo renomado Michael A. Pikos. O grupo, formado por 25 dentistas, com idades entre 45 e 65 anos, foi brilhante ao realizar questionamentos do mais alto nível, apontando suas dúvidas com clareza.
Esta não foi minha primeira vez nos Estados Unidos, mas desde que realizei a primeira viagem para lá, percebo algumas diferenças marcantes entre a odontologia do Norte da América em comparação a do Sul. Em meio a troca de experiências, durante os cursos e workshops, nota-se que nos Estados Unidos a odontologia é mais tradicional. Enquanto isso, no Brasil, ouso dizer que os profissionais são mais arrojados na aplicação de técnicas inovadoras em seus pacientes.
Enquanto eles têm a tecnologia mais moderna, nós temos as ideias criativas. O brasileiro eleva a odontologia, sendo uma das mais renomadas no mundo, ao desenvolver técnicas novas –lembrando sempre da ética e da responsabilidade, uma vez que os pacientes precisam ser tratados com o maior respeito possível, recebendo somente tratamentos que sejam benéficos à saúde.
Além de ter a oportunidade de trocar experiências com os profissionais do país, também deixamos mais uma data anotada na agenda. No ano de 2019, viajaremos novamente à Flórida para mais uma edição do curso de Restauração Dentoalveolar Imediata, desta vez, programados para o curso de imersão, com uma turma totalmente nova.
Após o fim do curso, uma nova etapa da viagem: cheguei à Dallas, para a Conferência Americana da Academia de Implantodontia. Considerado um dos maiores eventos de implantodontia dos Estados Unidos, reúne nomes da odontologia mundial para palestras e workshops.
Tive a honra de ser convidado para palestrar e organizar um workshop nesta edição. Lembro-me de anos atrás, quando fui convidado para um hands-on na conferência. A turma poderia chegar aos 30 alunos mas, na época, contava apenas com sete – sendo um deles o mestre Michael Pikos. Desta vez, fui informado de que as vagas se esgotaram três meses antes do evento. Poder participar disso, com pessoas vindo até mim para perguntar se poderiam ser incluídas no workshop, foi emocionante.
A palestra, no entanto, foi o momento mais marcante de toda a viagem. O auditório horizontal estava lotado, com cerca de 1200 pessoas. Atravessar um espaço destes para chegar ao palco foi memorável. Durante uma hora, tive a chance de compartilhar a Restauração Dentoalveolar Imediata. Assim, vejo cada vez mais a técnica ser difundida ao redor do mundo. Vejo a nossa criatividade alçar voo, beneficiando pacientes e transformando o dia a dia de profissionais. Com os feedbacks recebidos em Tampa e Dallas, sigo surpreendendo-me com a influência do RDI na odontologia mundial.