Ao longo de trinta anos de experiência, tive a oportunidade de trocar ideias e refletir junto de grandes nomes da odontologia brasileira e mundial. Desde a universidade tive excelentes professores, mestres que me inspiraram a buscar o melhor e sempre colocar o paciente em primeiro lugar. Além disso, sempre fui incentivado a pesquisar e compreender a teoria, essencial para um bom desenvolvimento prático. Hoje, busco transmitir estes ensinamentos em cursos e palestras dos quais participo.
Foi a partir de muito estudo e dedicação que consegui desenvolver a metodologia da Restauração Dentoalveolar Imediata há mais de dez anos. Desde então, sigo, junto de uma excelente equipe, aprimorando a técnica cada vez mais. Juntos, escrevemos o livro sobre a RDI, compreendemos a biologia óssea e seguimos criando artigos científicos.
Para este ano, as contribuições para a odontologia por meio de publicações seguem como uma prioridade. Neste início de 2019 tivemos o lançamento do primeiro artigo do ano, na revista americana IJPRD, uma das três principais publicações da área. Este é um projeto especial, em parceria com com o Dr. Salah Huwais, professor da Universidade de Minessota.
O artigo aborda duas metodologias, a RDI e a técnica de osseodensificação, desenvolvida pelo próprio Salah, com a criação das brocas Densah. Com a aplicação da técnica de Osseodensificação no preparo do leito para a RDI, conseguimos uma melhora significativa nos resultados, especialmente no que se refere à estabilidade inicial do implante. Situações que a literatura mundial dizia serem impossíveis, agora ganham vida. Nosso objetivo é potencializar os resultados, levando-os para mais profissionais e, consequentemente, pacientes.
Além desta excelente oportunidade, neste ano desenvolvo ainda mais dois artigos. Um deles em parceria com um colega do Japão, o Dr. Kazutoshi Sakaki, para a Quintessence do país. A RDI ainda ganha espaço no Reino Unido, integrando um livro britânico sobre implantodontia.
Contudo, a contribuição mais marcante do ano ocorre junto do evento mais esperado para o nosso 2019. No congresso da Quintessence internacional (ISPRD - International Symposium on Periodontics and Restorative Dentistry), será realizado o lançamento de um livro, integrado por palestrantes do evento.
Me sinto honrado em ter sido convidado a participar e, para o nosso capítulo, eu e o Dr. Luís Violin Dias Pereira, ilustre professor da Unicamp, abordamos um assunto inédito na literatura. Em uma relação indireta com a RDI, o capítulo explica outras dez diferentes indicações do osso da região da tuberosidade para aplicações de enxertia em pacientes.
Com esta abordagem, contribuímos com a comunidade odontológica para agilizar diversos tratamentos, que se tornam mais confortáveis e seguros para os pacientes. Esperamos seguir compartilhando e adquirindo conhecimento, sempre com o foco em levar bem-estar ao maior número de pessoas ao redor do mundo.