Um modelo que surge como um divisor de águas na odontologia mundial, a Osseodensificação finalmente começa a difundir-se no Brasil. Sinto-me honrado em fazer parte de um pedacinho dessa história, já que a primeira vez que o Dr. Salah Huwais esteve no Brasil, em 2016, foi aqui em Caxias do Sul, na Rosa Educação, ministrando um curso para um grupo de colegas de vários estados brasileiros.
O Dr. Salah Huwais, periodontista de Michigan, EUA, desenvolveu, não apenas a técnica, mas também a tecnologia necessária para sua aplicação: brocas específicas de preparo do leito ósseo, que contam com um formato diferenciado, e otimizam a inserção de implantes em ossos com densidade baixa. Há um aumento significativo na estabilidade primária dos implantes, independentemente da macrogeometria dos implantes utilizados.
Por meio da técnica de Osseodensificação o osso é expandido de forma controlada, durante a instrumentação cirúrgica, devido ao fenômeno da plasticidade óssea, tão bem explicada pelo Dr. Huwais. Outro diferencial explicado por ele é o fenômeno do autoenxerto promovido pela instrumentação, que, que ao invés de seguir o padrão de rotação da broca no sentido horário, tem uma rotação no sentido anti-horário. Ao invés de expelir o osso, a broca o condensa dentro dos espaços trabeculares que antes estavam vazios. Este procedimento garante o aumento da densidade do osso, além da estabilidade do implante.
A comprovação científica desses fenômenos podem ser vistos em inúmeros estudos publicados pelo Dr. Huwais e sua equipe, e também por outros grupos depois dele. Essas publicações abrangem diversas indicações da Osseodensificação: implantes em regiões anteriores e posteriores, em alvéolos frescos ou cicatrizados, em região de elevação pouco invasiva do seio maxilar.
Ao meu ver, no entanto, os resultados mais expressivos estão relacionados aos casos de instalação de implantes imediatos em combinação com enxerto ósseo, nos quais há aumento significativo da estabilidade primária do implante, permitindo a carga imediata, e também a estabilidade secundária, diminuindo a espera para a finalização do caso.
E foi aproveitando esse gancho que eu e o Dr. Huwais nos unimos há cerca de quatro anos, alinhando o uso das duas técnicas: a Osseodensificação e a Restauração Dentoalveolar Imediata (RDI). Os resultados obtidos até o momento foram fantásticos. Um pouco do resultado desse encontro poderá ser visto em duas publicações que estão por sair do forno: um artigo já aprovado para publicação no The International Journal of Periodontics and Restorative Dentistry (IJPRD - Quintessence Publishing), e um capítulo do novo livro do Professor Dr. Carlos Eduardo Francischone chamado Dicas, que será publicado em breve pela editora Santos - São Paulo.
E tem mais: em maio deste ano, o Dr. Salah Huwais estará de volta a Caxias, compartilhando conosco suas mais novas incursões no universo da Osseodensificação. Será a primeira vez que ele ministrará um curso teórico-prático no Brasil. Uma grande honra.