No mês de abril, tive a oportunidade de participar de dois grandiosos eventos na Europa e Ásia, uma oportunidade ímpar de poder levar a técnica RDI para o maior número de profissionais da área, e assim, compartilhar conhecimento em busca do bem maior, que é o nosso paciente.
Primeiramente, no dia 06, participei do IDR Congresss, em Moscou, na Rússia. Foi o primeiro evento de grande porte voltado exclusivamente à discussão da técnica. A recepção foi maravilhosa e a organização do evento foi dez, do começo ao fim, e me senti muito honrado em saber que a técnica de RDI tem uma grandiosidade imensa, conseguindo transformar a vida de profissionais do outro lado do mundo. Estiveram comigo meus colegas Marcos Alexandre Fadanelli e Luís Violin Dias Pereira, e juntos, tivemos a mesma percepção: que a técnica, é muito reconhecida e faz a diferença nos consultórios do mundo inteiro.
No evento em questão, estiveram presentes mais de trezentos profissionais da Implantodontia. Certamente, um impacto muito grande na comunidade odontológica do país. A barreira linguística não foi um ponto negativo para que houvesse a comunicação e participação da plateia durante o curso, pelo contrário, o interesse foi tamanho, que a língua foi só um detalhe. A tradução simultânea foi de excelente qualidade, como tudo no evento.
Saindo da Rússia, fomos para a Grécia, onde ministramos mais um curso de Imersão em RDI, no dia 8 de maio, em Atenas. Formatado para um público bem mais enxuto, o teve como participantes, profissionais muito experientes, e reuniu odontólogos renomados do país, trazendo resultados excelentes e compartilhamento de experiências.
Nos dois eventos o desafio era levar a RDI para além das fronteiras já ultrapassadas, e tenho certeza que foi cumprido com muito êxito. A minha gratidão é imensa em saber que a técnica de RDI, amplamente estudada e revisada por mim e meus colegas, chegou a um patamar mundial e tende a crescer ainda mais, através de muita pesquisa e compartilhamento de vivências.