Desde o início de minha carreira tenho um viés educacional, e por isso acredito que a pesquisa científica seja fundamental para desvendar muitos casos ainda inexplorados na literatura mundial. Assim, a prática na clínica torna-se ainda mais especial, pois através dela é possível aplicar os conhecimentos e obter ideias novas para nortear projetos de pesquisa.
Com o intuito de impulsionar os estudos em Implantodontia, Cirurgia, Estética e Prótese, além de buscar avanços em outras áreas da odontologia criamos o Grupo de Pesquisa da Rosa Educação. O projeto ainda está em fase inicial, mas é integrado por cinco pessoas. Para nós, representa uma maneira de incentivar a pesquisa e tornar muitos trabalhos reconhecidos mundialmente.
O projeto contará com duas linhas: levantamento de dados e atualização de estudos já realizados; e projetos novos também terão espaço e iniciarão suas pesquisas dentro da clínica. A previsão é que em março de 2020 alguns trabalhos sejam publicados em revistas científicas e em meu próximo livro.
Contudo, o Grupo de Pesquisas ainda terá extensões coordenadas em paralelo ao nosso projeto interno, que serão os trabalhos em parceria com universidades do Brasil. Assim, o acadêmico terá o respaldo da instituição e a experiência clínica da Rosa Odontologia à sua disposição. Somado à isso, também temos o Projeto Multicêntrico de RDI, em Louisville nos EUA. A nossa ideia é criar centros de estudos na Europa e América do Norte, ampliando o campo científico e trazendo novos avanços para a área.
Sem dúvida, esse projeto é uma excelente oportunidade de incentivo à pesquisa e de reunir profissionais interessados em dar continuidade aos estudos em diferentes áreas. Acredito que isso só é possível graças à uma equipe multidisciplinar e ao amor pela pesquisa aliada à prática.
Costumo mencionar em minhas palestras que tudo que realizo e penso não é apenas pelos títulos ou pelos colegas odontólogos, mas o objetivo principal é o paciente. É para eles que buscamos inovações e as melhores técnicas.