Primeiramente, gostaria de apontar o imenso prazer e felicidade de estreiar como palestrante de um evento tão nobre como o EAO Congres (European Association for Osseointegration). O célebre evento, que todos os anos reúne profissionais renomados da área de implantodontia, aconteceu de 26 a 28 de setembro e foi realmente fantástico.
Foram três dias de intensos debates, palestras e discussões sobre o futuro da implantodontia. Inclusive, o próprio tema do congresso era justamente o de construir uma ponte para o futuro através dos avanços em ósseointegração e na implantodontia em geral.
O congresso tem uma dinâmica favorável ao ambiente científico ao qual se propõe; traz diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto e promove um notável debate com a participação da plateia. Durante a minha exposição, abordei a técnica de Restauração Dentoalveolar Imediata, desenvolvida por mim e meus colegas da Rosa Odontologia, apresentando seu protocolo como o eleito para tratar alvéolos comprometidos.
O título da sessão do segundo dia, da qual participei, era: Como tratar casos envolvendo perda óssea após a extração. Juntamente comigo estavam Marc Quirynen, da Bélgica, e Ion Zabalegui, da Espanha, expondo seus trabalhos; os mediadores foram Alberto Sicilia, da Espanha, e Ronald Jung, representando a Suíça. Em suma, além de discutir sobre a pós-extração e os processos de recuperação de áreas edêntulas, passei por um episódio até então único, palestrando em um auditório ocupado por 3.330 profissionais e colegas.
Novamente, representar o Brasil nesse evento foi, por um lado, uma imensa responsabilidade, e por outro, uma enorme satisfação; rodear o mundo levando meu trabalho para os colegas é uma prática pela qual sou grato.
Para assistir a exposição e o debate na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=7CWj63YCKdg