A vida na clínica odontológica é repleta de desafios que nos impulsionam a seguir na profissão e buscar soluções para nossos pacientes. Cada tratamento traz um desafio diferente e situações adversas. Apresento mais um caso para compartilhar com os colegas no intuito de inspirar-lhes a enfrentar os desafios da profissão e, ainda, fazer-lhes enxergar como é possível reverter os casos mais difíceis.
Nesse caso em questão, o paciente periodontal estava com 9 dentes superiores comprometidos, além de apresentar mobilidade na maioria dos dentes. Somado a isso, durante o processo preparatório o paciente estava muito ansioso. E, agregando ainda mais à dificuldade da situação, encontrava-se sob a condição de fumante.
O primeiro passo foi acordarmos a necessidade de interromper o uso de cigarro para que o tratamento tivesse o efeito desejado. No Plano de Tratamento expliquei toda a situação e que ele precisaria confiar em meu trabalho.
Aplicação da técnica RDI garantiu ótimo resultado
Em um único procedimento foi realizada a extração de 10 dentes e a instalação de 12 implantes na área edêntula. A grande sacada desse caso foi a aplicação da RDI aliada às cirurgias minimamente invasivas em todos os implantes. Uma única intervenção cirúrgica foi necessária para a instalação dos implantes e a reconstrução óssea de todos os alvéolos com o osso da tuberosidade.
O paciente teve anestesia geral e, por isso, não relatou dores ou desconfortos. A sua condição estética na saída da clínica após o procedimento já foi muito superior a do início do tratamento. Não tivemos nenhum transtorno no pós-operatório, não houve dor, sangramentos ou desconfortos.
O retorno do paciente aconteceu uma semana depois, para a remoção da sutura. Seus relatos nos mostraram confiança e não apresentaram nenhuma complicação em decorrência dos procedimentos. Após a avaliação tomográfica, observamos uma reconstrução óssea fantástica. Além disso, houve uma resposta tecidual muito favorável ao tratamento.
Tratamento rápido e eficaz
A característica mais fabulosa desse caso foi a duração do tratamento completo. Tradicionalmente, os consultórios levam em torno de 18 meses para resolver casos dessa complexidade. Fizemos em cerca de 70 dias! Era algo inimaginável antes da Restauração Dentoalveolar Imediata (RDI).
Além do reestabelecimento estético, o paciente teve uma ótima melhora na funcionalidade e na alimentação, pois havia relatado problemas estomacais e nutricionais.
É importante ressaltar que implantes dessa natureza têm uma longevidade ótima; podem durar para o resto da vida. Nesse caso, foi uma decisão certa no momento certo. O paciente ficou muito agradecido e reconhece o trabalho. Alega ter a autoestima devolvida. Para mim, esse sucesso é uma satisfação pessoal além de profissional. Ver o meu paciente sorrindo com segurança é muito gratificante!