Dou início a mais um ano com muitos projetos prontos para serem colocados em prática, sempre pensando em compartilhar conhecimento e levar bem-estar ao maior número de pacientes possível. Em 2019, teremos – como equipe da Rosa Odontologia - muitos desafios para enfrentar e atingir objetivos ainda maiores.
Em meio à corrida rotina clínica e as viagens para cursos e palestras, busco tempo para desenvolver artigos e capítulos de livros, colaborando com o meu melhor para a literatura científico-odontológica. Ao longo do ano, a estimativa é de que três artigos sejam publicados em revistas de renome mundial. Além disso, contribuo com dois capítulos de livros sobre implantodontia.
Divulgar a técnica de Restauração Dentoalveolar Imediata segue como uma das minhas principais metas como profissional. Desta forma, além dos trabalhos escritos, outra novidade para 2019 é o desenvolvido de aulas EAD sobre a técnica. O projeto é inovador e diferente para nós, pois desenvolvemos uma aula de 8 horas em português, com a intenção de traduzi-la para o inglês na metade do semestre.
A ideia das aulas à distância surgiu a partir da necessidade, com o objetivo de facilitar o aprendizado e a disseminação da técnica RDI. Os profissionais que participarem do projeto precisam dar apenas mais um passo para estarem capacitados a explorar a técnica em seus consultórios: realizar um curso especial de um dia voltado à prática da RDI.
Para difundir a técnica, continuo com as viagens, em uma agenda lotada de cursos, palestras e workshops ao redor do globo. O momento mais esperado do ano será a participação no 13th International Symposium on Periodontics and Restorative Dentistry, realizado em Boston, Estados Unidos. O evento é considerado um dos mais importantes da implantodontia mundial, com a participação de apenas dois brasileiros neste ano.
No mês de agosto, teremos o segundo momento mais aguardado, com a participação no IN 2019, realizado em São Paulo. O congresso de Implantodontia, o maior da América Latina, acontece no Brasil e reúne os maiores profissionais da área, com cerca de 5 mil participantes para assistirem às palestras e debates.
Em 2019, terei ainda a oportunidade de participar pela primeira vez, como palestrante e espectador, do maior evento de implantodontia da Europa. O Congresso da Academia Europeia de Osseointegração (EAO) terá como tema “Ponte para o futuro” e ocorre em Lisboa, Portugal.
Aguardo mais um ano repleto de conhecimento, vendo a implantodontia crescer cada vez mais no mundo, com a oportunidade de contribuir por meio da RDI e de novas metodologias que serão divulgadas e aprofundadas ao longo de 2019.
Sigo com o objetivo de levar sempre conforto e segurança aos pacientes, que são meu projeto final.