O desenvolvimento de novas técnicas aliado à pesquisa científica é o norte que busco seguir ao longo da minha carreira. No ano passado, durante o evento mais importante da área de Implantodontia, na Hungria, tive a honra de ser convidado a escrever um capítulo para um livro. Fui desafiado a escrever algo novo na literatura mundial.
Além da grande importância da obra, é importante ressaltar que esse trabalho entrará para o rol de técnicas que facilitam o trabalho do implantodontista e inaugura uma série de opções de utilização do osso da tuberosidade da maxila, já utilizado na técnica de RDI. A principal vantagem da utilização do osso da tuberosidade da maxila para as indicações é a resposta biológica maior em relação ao biomaterial, além da redução da morbidade para pequenos defeitos.
Organizado por Myron Nevins e Hom-Lay Wang, o livro da Quintessence Publishing, entitulado Implant Therapy - Clinical Approaches and Evidence of Success, conta com importantes nomes da Implantodontia. No capítulo em questão, irei abordar sobre as Nove Indicações do Osso da Tuberosidade voltados à implantodontia. São elas: Indicações do uso do osso tuberosidade na implantodontia: 1) Enxerto Gengival; 2) Preservação e reconstrução alveolar; 3) RDI; 4) Enxerto ósseo em espessura; 5) Enxerto ósseo em altura; 6) ROG – Regeneração óssea guiada; 7) Regeneração da perda óssea peri-implantar; 8) Elevação do seio maxilar e 9) Reconstrução de tecidos duros e moles com provisionalização imediata. Além das indicações, os protocolos a serem utilizados pelos profissionais, estarão anexadas ao capítulo.
O lançamento do livro será em Boston, nos EUA, no dia 6 de junho, durante o 13th Internacional Symposium on Periodontics & Restorativa Dentistry. Além disso, haverá aula e workshop ministrado por mim, e pela equipe da Rosa Educação. Será uma grande oportunidade de apresentarmos a nova técnica para o mundo da Implantodontia.